INTRODUÇÃO AO AEROMODELISMO

Quais são as partes que compõem um aeromodelo?

Modelo + Rádio  + Motor

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Um aeromodelo é composto basicamente de até três partes, dependendo da modalidade:

O próprio modelo

O modelo é o avião em si! Ele pode ser adquirido em kit (Madeiramento e seus complementos) ou já montado (RTF, ARF. RTC).

 

Quando você tiver oferta de um kit de avião, entenda que por definição você estará comprando algo para montar e não montado, como erroneamente se tem usado apresentar.  Num kit você deve encontrar toda parte de madeiras balsas e compensados, peças de fibras ou plásticas, bem como toda linkagem, trens de pouso, rodas, dobradiças, tanque, mangueiras, montante de motor, e demais acessórios específicos.

O conjunto propulsor

A exceção dos planadores (não os motoplanadores), todos contam com algum sistema de propulsão proporcional ao seu peso e tamanho. 

 

Eles podem ser basicamente elétricos ou a combustão. Temos muitas informações a explorar sobre esse tema mais a frente.

 

A hélice também faz parte do sistema propulsor. Ela é tão importante que merece uma página dedicada exclusivamente à ela, que veremos mais adiante. 

Os sistemas de comandos

Nas modalidades radiocontroladas você precisará de rádios de no mínimo três canais (Profundor, leme e acelerador), até rádios de 32 canais para modalidades profissionais. Mas, vamos falar disso mais a frente!

 

Não vamos deixar de lembrar aqui que os Manetes de comandos são o equivalente para os aviões VCC, ok? Temos manetes personalizadas e sofisticadas, muito legais!

 

Antes de decidir qual será o seu primeiro equipamento, tenha em mente

 

No RC, nem todo avião bonito é ideal para aprender.

Até o seu voo solo, tenha preferência por um treinador, asa alta.

 

Você vai evoluir no hobby e os sistemas de rádio vão poder ser usados nos seus próximos modelos, desde que seu primeiro rádio tenha mais recursos.

 

Aviões elétricos são mais práticos e fáceis de operar, portanto são uma boa opção para iniciar. Ele te deixará focar bastante na pilotagem.

 

Considere operar motores à combustão num segundo momento. Eu não fui por esse caminho porque gosto dos Glow, mas a maioria hoje opta por um setup elétrico.

 

 

Ótimos voos!

 

Frederico Diniz