INICIANDO NOS AVIÕES RC

Vamos falar dos incríveis aviões radiocontrolados (RC)!

 

Aqui você irá começar a se familiarizar com conceitos para escolher uma de suas modalidades. Este será um caminho que não tem muitas opções no início pois você, como todo novato, terá de seguir passos parecidos para chegar a pilotar os aviões escala ou esporte. De início o recomendado é ficar por aqui e ler bastante, entender sobre simuladores, procedimentos de segurança, escolher um clube e ir de familiarizando com seu primeiro avião treinador.

 

A partir de agora, você poderá começar a traçar seu caminho rumo ao sonho de comandar seu próprio avião, mas com os pés no chão!

 

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Warbird Giant Scale capturado na lente de Cláudio Flor em Botucatu -SP 

Para pilotar é necessário conhecer as peculiaridades do hobby e começar um treinamento básico. Os melhores modos de adquirir informações sobre os aviões radiocontrolados (RC) são as visitas aos clubes de aeromodelismo e às lojas do setor e a leitura de publicações impressas e eletrônicas especializadas. Além, é claro, de praticar muito!

 

O caminho do iniciante pode começar tanto com modelos para motor à explosão como para motores elétricos ou mesmo planadores (sem motor). Por enquanto, vamos nos concentrar nas alternativas do aeromodelismo clássico, foco da HV, ok? Aviões para motores à explosão e que usem sistema de radiocontrole simples de quatro canais (para comandar os ailerons, o leme de direção, o profundor e o acelerador).

 

É bastante recomendável que o primeiro aeromodelo seja do tipo treinador. Há alguns modelos que já vêm completamente prontos (RTF).

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Aeromodelo Starflyer 40, treinador da Tevel de Belo Horizonte, foi copiado do Avistar I e iniciou vários aeromodelistas no Brasil. 

O mercado brasileiro está repleto de aeromodelos treinadores, nacionais ou importados; eles podem ser do tipo "asa alta", como o modelo acima, ou "asa baixa" como o da foto abaixo; o importante é que a asa tenha fundo plano da fábrica - são os chamados RTF "ready to fly", ou prontos para voar. Existem também muitos treinadores do tipo ARF "almost ready to fly", ou quase prontos para voar, com acabamento esmerado. Neste caso, a montagem se completará em um ou dois dias, permitindo que você comece a voar logo.

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Aeromodelo Avistar I  Hobbico, eximio voador que iniciou vários aeromodelistas no Brasil. 

O ideal é iniciar com um treinador para motor 40 ou 46. Esse número indica a cilindrada do motor em uma fração de polegada cúbica, neste caso, 0,40 pol' ou 0,46 pol'. Quando se afirmar que um avião é "para motor 40" ou "para motor 60", está-se referindo ao tamanho do motor. Há bons treinadores para motor 60 ou mesmo para motor 25, mas estes não são muito comuns no Brasil. Um avião "40 ou 46" é um bom começo. Sai mais barato e permite que você domine os conceitos básicos do mesmo modo.

 

Você pode economizar investindo em um radiocontrole de quatro canais, mas saiba que um rádio mais avançado poderá Ihe acompanhar durante anos, conforme você progredir para estágios mais avançados do aeromodelismo. Ao comprar um rádio de quatro canais, o seu próximo modelo só poderá ter quatro canais evidentemente. Se comprar um rádio de seis canais, no entanto, o novo modelo poderá ter trem retrátil e flaps, além dos quatro canais convencionais. Neste caso, a decisão dependerá apenas de seu bolso.

 

Radiocontroles Futaba 2.4 GHz de 4 à 18 canais. 

Leia sobre outras opções de sistemas de radiocontroles mais à frente, para tomar sua melhor decisão.

Pode valer a pena gastar agora um pouco mais em um rádio melhor do que ter que comprar um segundo rádio em breve. Da mesma forma, se você comprar um rádio computadorizado, poderá programá-lo para usar o mesmo transmissor em dois, três ou até oito modelos diferentes. Esses rádios oferecem uma infinidade de combinações de comandos que podem ser programados por meio de menos, entretanto, não se impressione com os rádios ultra-sofisticados (com mais de seis canais). Eles serão importantes quando você se tornar um piloto experiente.

 

Há alguns modelos que já vem prontos de fábrica, os chamados RF ("ready to fly", ou prontos para voar). Existem também muitos treinadores do tipo ARF ("almost ready to fly", ou quase prontos para voar).

 

Os sistemas de radiocontrole de quatro canais são os mais comuns e mais econômicos para os iniciantes; eles vêm com o transmissor, o receptor, quatro servos, baterias recarregáveis, recarregador, chave liga/desliga e outros itens.

 

 

O que comprar e quanto custa?

 

Para entrar no aeromodelismo radiocontrolado o iniciante gastará um mínimo entre US$ 300.00 e USS 500.00. Os anúncios veiculados nas publicações e sites do hobby são bons indicadores para efetuar uma compra satisfatória. Produtos usados podem ser convenientes, mas é importante checar as condições do que se está comprando, pois, o barato pode sair caro. Se possível, peça a um aeromodelista experiente para ir com você ao vendedor e examinar os equipamentos.

 

Os produtos básicos que farão parte de sua primeira compra são:

 

O Aeromodelo de treinamento

(RTF, ARF, ARC ou Kit de peças a montar);

Motor;

Acendedor de vela;

Motor elétrico de partida (starter) para virar o motor;

Combustível e bomba de combustível;

Hélices (no mínimo duas);

Rádio de quatro ou seis canais (inclui transmissor, receptor e servos);

Caixa de campo para levar todo o material à pista.

 

 

Onde praticar

 

 

Existem alguns clubes privados em todo o Brasil, organizados segundo as normas que regem o aeromodelismo no País e filiados à Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA), entidade que regulamenta e coordena este esporte/hobby. A página da COBRA é: https://www.cobra.org.br/.

 

É importante que você se filie a um desses clubes, pois o aeromodelismo é uma atividade essencialmente coletiva, o que torna indispensável a interação com outros praticantes para facilitar o aprendizado teórico e da pilotagem. Além disso, os pilotos mais experientes vão lhe indicar o melhor modelo de avião de treinamento, o de tipo de motor, rádio e acessórios que você precisará para montar, regular seu avião e assim por diante.

 

Se você quiser adquirir as instruções teóricas iniciais, a Hangar Vintage Aeromodelismo presta consultoria por videoconferência

para o seu ingresso ou retomada no hobby da maneira correta, entre em contato para mais informações.

 

Evite, porém, ingressar em agrupamentos informais de aeromodelistas - há alguns em todo o País - pois nem todos oferecem a devida segurança para a prática do hobby. Em clubes regularizados, as normas de segurança devem ser (e geralmente o são) respeitadas e levadas a sério...

 

É claro que o bom senso é importante na escolha do seu clube. Considere os seguintes aspectos: Há espaço aéreo suficiente? Evite, ou melhor, nunca voe em áreas urbanas. A pista é de bom tamanho e possui "áreas de escape" para os inevitáveis tropeços na decolagem e no pouso? A pista está em uma posição em que os ventos e o sol não venham a se tornar um grande obstáculo? Há mesas de trabalho nas dependências? Há banheiros? Qual é o custo para se tornar associado? Uma avaliação suscinta do clube pode lhe evitar problemas. Se não houver, por exemplo, um espaço aéreo razoável para sua aprendizagem, você pode ver seu primeiro avião colidir com uma árvore.

 

Você precisará de uma caixa de campo sob medida para suas necessidades; os apetrechos podem ser comprados à parte:

 

Ler é fundamental

 

O aeromodelismo é um processo permanente e divertido de aprendizado sendo que a leitura é indispensável a todo iniciante, pois o hobby está em constante mudança e novidades surgem a todo momento. Acabou-se o tempo, entretanto, em que quase todo bom material editorial vinha de fora, hoje, além de uma infinidade de sites e vídeos, os grupos da Hangar Vintage no Facebook são recursos on-line para as dúvidas mais corriqueiras. Porém, muita atenção às informações mais técnicas nos blogs e campos, você perceberá que é necessário ter equilíbrio e discernimento, porque muitos praticantes estacionaram na fase de piloto, já outros geraram tanto preciosismo nas próprias práticas que acabaram se impondo um perfeccionismo excessivo. O mesmo acontece com suas expectativas quanto ao hobby, ela será proporcional não só à sua dedicação, mas também ao seu orçamento.

É recomendável adquirir um simulador de voo, isto irá ajudar muito seu processo de aprendizado e posteriormente praticar com um instrutor que possua "cabo trainer" para comando duplo.

Para aprender divertindo, um simulador de voo específico de aeromodelismo é um ótimo investimento!

Ele será um ótimo companheiro, até quando você se tornar um veterano.

 

Procure por um bom instrutor

 

Na maioria dos clubes, há também associados especializados no treinamento e na orientação dos iniciantes, os chamados instrutores de voo. Encontrar um bom instrutor é fundamental para um aprendizado correto e seguro. Jamais tente aprender a pilotar um aeromodelo sem o auxílio de um piloto mais experiente, nem tente realizar sozinho seu voo inaugural. É perigoso e pode lhe causar um prejuízo considerável.

 

A leitura de um bom manual básico e o uso de simulador de voo ajudam muito, mas não dispensam o instrutor.

 

Como nem todos os clubes possuem instrutores, cabe ao iniciante avaliar a qualidade dos pilotos que podem exercer esse papel. Aproxime-se dos que se mostrarem mais prestativos e dê preferência aos que são solicitados frequentemente para resolver problemas. Não custa perguntar também aos sócios do clube quem são os instrutores. Uma boa maneira de aprender é acompanhar um instrutor se preparando para voar com um aluno, observando todo o processo de treinamento, mas sem atrapalhar com perguntas ou comentários neste momento.

 

Verifique então se o estilo de treinamento do instrutor lhe agrada e se ele é competente.

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Para iniciar, um instrutor experiente e que se divirta junto é essencial, pois o aeromodelismo é uma atividade coletiva!

Rafael Angelo e Théo em seu vôo solo após o uso do simulador de vôo (6 anos).

 

Alguns pilotos são verdadeiros ases, mas não têm o dom de ensinar. Peça ajuda àqueles que conseguem comunicar seus pensamentos e técnicas com habilidade. Uma boa escolha assegurará o seu sucesso. Boa parte do treinamento de um iniciante acontece no solo, quando o instrutor deve fazer um briefing minucioso antes do voo, complementando com comentários ao final da sessão. Aprender com mais de um instrutor também é um procedimento recomendável, pois possibilitará conhecer técnicas diferentes.

 

Fique por aqui e explore mais modalidades com a Hangar Vintage. Todas elas são realmente empolgantes e nos trazem muito prazer em fazer novos amigos, compartilhando experiências, todos juntos pelo desafio e adrenalina que hobby nos proporciona.

 

Ótimos voos!

 

Frederico Diniz