MANUTENÇÃO DE MOTORES GLOW

 

Essa é uma leitura válida para os novatos, fruto de algumas décadas de erros e acertos em centenas de motores Glow revisados. 

 

Não pretendo aqui esgotar o tema, mas relatar como faço e propor reflexões. Toda contribuição sempre é bem vinda e valiosa para o novos entrantes. Então vamos lá!


Destravando um motor Glow

 

Não raro, muitos novatos consultam aqui no Grupo sobre este tema, claro que por não terem tido ainda a oportunidade de participar das várias discussões anteriores que aqui já aconteceram. 

 

Sempre teremos prazer em compartilhar nossas experiencias para o bem dos nossos motores cada vez mais raros, portanto, para atender ao básico, vamos lá: 

 


Primeiro passo - Estabeleça seu objetivo

 

Fato é que existem método métodos diferentes para atingir o objetivo de destravar e limpar motores. Portanto nenhum em específico é obrigatório, mas, alguns são mais indicados pela praticidade e por sua eficiência. Alguns sim são contraindicados, pois podem avariar algumas partes de forma irreparável. 
 

Muitos veteranos adotaram práticas e desenvolveram habilidades próprias, usando produtos e ferramentas que atendem seu nível particular de exigência e expectativa no resultado.

 

Note que, partindo do pressuposto anterior, alguns graus diferentes de limpeza serão alcançados, dependendo dos recursos investidos e do empenho aplicado por cada um. Vamos exemplificar para ficar mais fácil, alguns hobbistas vão querer somente um motor funcional, já no outro extremo um exemplar para ser apreciado na prateleira de uma coleção. Então o primeiro passo é identificar o seu objetivo, daí, se você for como muitos de nós - obcecado pelo melhor possível – você provavelmente vai querer proporcionar ao motor sua melhor forma, independente da sua futura aplicação.

 

 

Algumas premissas importantes

 

Um motor possui peças e componentes de materiais diferentes. Esta afirmativa já permite que você conclua que vamos lidar com resistências, dilatações e texturas diferentes. Então desconfie de uma solução única se seu objetivo for restaurar completamente um motor, mas se for uma manutenção periódica, seja objetivo e evite desmontagens desnecessárias, pois isto pode te poupar alguns imprevistos.

 

Nunca force as partes móveis de um motor travado a frio, seja no seu eixo virabrequim ou no braço do acelerador do carburador. Da mesma forma, não force os parafusos emperrados sem o uso de calor e a limpeza de suas “pegas” para o perfeito encaixe de ferramenta. Lembre-se que um simples soprador de calor pode ser um grande aliado, fazendo da física uma grande aliada derretendo o óleo seco sem muita dificuldade. 
 

É muito comum que modelistas avariem seus motores sem sequer ligá-los, por exemplo forçando camisas e pistões colados, descascando ou arranhando por exemplo pistões ABN, ABC e outros, dependendo do grau e do tipo de sujidade que estão em partes inacessíveis do motor.

 

A limpeza interna de um motor utilizando recursos químicos muitas vezes será a única alternativa para destravar componentes travados.

 

Lembre-se que ao utilizar tais produtos as reações ocorrerão com o tempo necessário para que ele atinja seu pico de eficiência, então as variáveis de tempo e quantidade aplicada são importantes para atingir tal objetivo. Portanto estude e conheça bem o que você pretende utilizar neste procedimento.

 

Os melhores solventes de um resíduo acumulado são facilmente identificados, pois reagem rapidamente na parte externa do motor, dando vida rapidamente ao metal, sem exigir nenhuma atuação muito abrasiva ou térmica e, portanto, agressiva. Eu particularmente só uso o descarbonizante CAR80, há mais de 10 anos. Eu abandonei todas as demais formas de limpeza que usava quando vi meu mecânico pulverizar este produto no TBI do meu carro numa revisão e claro, aeromodelista ligado em motores, logo levei uma lata e me surpreendi como se tivesse descoberto a roda. Sabemos que o produto no aeromodelismo hoje é unânime.

 

Como dito anteriormente, se o objetivo for uma restauração, pense em desmontar todo o motor. Daí, uma boa dica seria registrar visualmente todo o processo para não ter nenhum problema na montagem posteriormente.

Importantíssimo saber que, por serem componentes de alta precisão, nunca utilize técnicas abrasivas (lixas, jateamentos, saponáceos, esponjas de aço...) nas partes internas. Isto pode condenar definitivamente o seu motor.


 

Ferramentas importantes 

 

Tenha suas ferramentas próprias para facilitar o processo, não são muitas, mas são essenciais:

 

- Comece pela Bancada. Separe um espaço, de preferência com um borrachão e boa iluminação, para ter mais conforto para lidar na manipulação do motor;
- Use bandejas específicas para desmonte e organização. Caixinhas plásticas de sorvete são ótimas para não perder e para lavagem de peças;
- Dois jogos de Chaves Allen (Milímetro e Polegadas). Sim, dois jogos, porque a precisão deve ser extrema e a utilização errada de uma ferramenta tão simples é o principal fator de condenação de parafusos que muitas vezes serão difíceis de se repor. Com o tempo você identificará melhor as marcas e as medidas adotadas; 
- Alicates e morsas com isolamento em tecido ou borracha para não machucar o metal. Sim, para não ferir os metais e deixar uma péssima impressão, isole as partes que prendem com força as peças que serão trabalhadas;
- Sopradores são um grande aliado e junto com as Luvas de Raspa vão proporcionar com que você aqueça o motor de forma homogênea, em altas temperaturas, o que seria impossível em algumas manobras e manipulações que serão necessárias, por exemplo para sacar rolamentos e retirar camisas do bloco;
- Saca Rolamentos são ótimos para evitar as tradicionais pancadas em toco de madeira. Existem saca rolamentos internos que são aplicados em motos e bicicletas que facilitam muito o trabalho de quem gosta de ferramentas específicas e apropriadas;
- Um Kit de ferramentas comuns é essencial. Avalie investir em um kit básico, mas de qualidade.

 

 

Um kit eficiente e mínimo de produtos de limpeza

 

- Descarbonizante Car80. Só serve esse, não perca seu tempo e dinheiro com outro. Há muitos anos descobri e divulguei que ele faz milagre e hoje é o principal recurso nesse processo por uma legião de modelistas;
- Óleo After Run ou Óleo Singer. Nunca substitua por qualquer desincrustante e se o fizer, retire os seus resíduos e aplique óleo mineral se for guardar o motor por longos períodos;
- Bucha de pia e Bombril serão necessários para acabamentos das peças desmontadas. Mas cuidado para não fazer o polimento de superfícies que originalmente são foscas; 
- Conjunto de escovinhas de nylon, bronze e aço serão necessárias para desincrustar e dar acabamento algumas vezes naquelas sujeiras mais resistentes. Atente para que a escova de aço não seja aplicada em áreas internas de atrito do motor e que a de bronze seja preferencial por gerar menos micro riscos;
- Detergente neutro para lavar as peças desmontadas individualmente;
- Flanela para secagem final.

 

Use luvas e máscara. Junte tudo que precisa, antes de começar.

 

 

 

 

Iniciando o processo de destravamento

 

Vamos no último grau, com o objetivo de desmontar todo um motor travado. 

 

Primeiro passo será fazer o motor e o carburador girarem montados como estão. Para isso vamos tampar o carburador e a rosca da vela com papel e fazer inicialmente uma lavagem a seco do motor. O objetivo é conseguir visualizar as condições do motor e principalmente tirar restos de terra da cabeça dos parafusos para que mais adiante você consiga pegar com firmeza e não espana-los. 
 

Algumas vezes peguei motores raros e a ansiedade precisava ser contida para não “descer a ferramenta” e espanar as “pegas” dos parafusos do bloco.

 

Com ele já limpo, tire as vedações de papel. Use máscara. Instale uma hélice velha para facilitar a manipulação e também girar o virabrequim que vai soltar em breve. Utilize a luva de raspa na mão esquerda e esquente ele bastante com o soprador quente, girando sempre para obter uma dilatação homogênea das peças. Aponte o soprador para os orifícios e juntas do motor, derretendo todo o verniz seco do Glow. Em alguns casos você verá o combustível velho ferver e sentirá um cheiro forte e característico. 

 

Com firmeza mas sem forçar demasiadamente, apoie a hélice e continue a esquentar, até sentir que o eixo começará a ceder e girar. A mesma coisa acontecerá com o braço do acelerador do carburador. 

Quando as partes estiverem soltas e o motor ainda quente, pulverize o Car80 na parte interna do motor e no carburador, girando e promovendo sua liberação total. 

 

Aproveitando que o motor se encontra quente, é hora de soltar o cabeçote, a tampa do cárter e o carburador. Na sequência tirar a camisa do bloco, depois o pistão com a biela. Neta fase é recomendável fotografar a posição original da camisa e marcar a posição da biela. Na sequência retire o volante do motor (alguns modelos precisarão de um Saca-polia) e somente depois o eixo virabrequim. 

 

Os rolamentos saem facilmente em alguns casos onde o bloco foi aquecido, mas, caso não saiam, um saca rolamentos fará o trabalho com mais facilidade. Se for difícil conseguir a ferramenta, aqueça o bloco e bata ele em um toco de madeira para que o rolamento interno saia. O rolamento frontal sairá pinçando ele pelo lado de dentro. 

 

Com o motor todo desmontado é hora da descarbonização. Quando o motor está travado, é altamente recomendável trocar os dois rolamentos.

 

Use máscara e luvas. Coloque todas as peças na bandeja e pulverize mais descarbonizante. Feche e deixe agir por 15 minutos. Na sequência coloque detergente neutro em abundância e escove as peças  com escova de bronze, exceto a camisa e pistão que somente serão lavadas e escovadas com escova de Nylon.

 

Enxágue e seque. Avalie o resultado e repita a lavagem das peças se necessário. Seque as peças finalmente com o soprador, inclusive os parafusos individualmente. 

 

Lave e seque o carburador no mesmo processo das peças do motor. Avalie visualmente a real necessidade de desmonta-lo, para evitar desregulagens desnecessárias. Para avaliar os eventuais entupimentos, sopre uma mangueira de silicone com o carburador aberto e veja se o fluxo de ar está livre. 

 

Antes, durante e depois. Exemplo de uma limpeza externa.

 

Remontando o motor

 

Lubrifique todas as peças e o carburador estirando o excesso de óleo com papel toalha. 

Prepare todas as peças para a remontagem na sequência:

- Bloco
- Rolamentos
- Eixo virabrequim 
- Volante do motor
- Pistão e biela
- Camisa
- Cabeçote
- Tampa do cárter
- Carburador

 

Você fará o processo de montagem exatamente contrário ao de desmontagem. Lubrifique o motor com três gotas de óleo e gire até espalhar por todo o interior. 

Outras considerações

 

Veja que, conforme falei, este é o processo básico, onde você com um pouco de atenção poderá fazer seu motor retornar sua melhor forma.

 

Algumas peças podem precisar de carinho específico, daí você pode recorrer a abrasão com bombril e até lixas finas. Muitos companheiros utilizam recursos como jateamento, lixamento, corrosão química para oxidações e diversos métodos de sucesso, porém, são práticas que cada um adota em seus processos habituais que muitas vezes não são tão acessíveis. 

 

Espero ter colaborado com você que quer entender um pouco mais e se aventurar a desmontar e recuperar um primeiro motor. Faço votos que não só tenha sucesso, mas que em breve venha nos contar e colaborar com novas boas práticas no desafio de manter os motores Glow na sua melhor forma. 

 

Ótimos voos!

 

Frederico Diniz

Hangar Vintage Aeromodelismo