Este é o componente do grupo motopropulsor de um aeromodelo que produz a tração, transformando a potência efetiva do motor em potência útil. O funcionamento aerodinâmico da hélice será bastante explorado na biblioteca avançada, por isso cuidaremos apenas dos seus aspectos gerais.
O básico sobre hélices
A escolha da hélice ideal para motores de aeromodelismo depende de vários fatores, como o tipo e o tamanho do motor, o peso do aeromodelo e o tipo de voo desejado (acrobático, velocidade, etc.).
Tipos de hélices
Salvo alguns raros modelos Pylon Race de uma pá, as hélices mais comuns de aeromodelos possuem duas pás. Alguns modelos possuem três pás ou ainda cinco pás como os Tucanos escala. Temos as hélices foldings usadas em motoplanadores, que se recolhem quando o motor elétrico é "calado" (desligado em voo). Temos ainda as hélices contra rotatórias hoje bastante comuns nos aeromodelos de manobras de precisão - F3A.
Quanto ao sentido da hélice, podem ser normais ou, as menos comuns, pusher. Já quanto ao material as hélices podem ser basicamente de madeira, de nylon ou de fibra de carbono.
Passo
Simplificando bastante, é a "torção" da hélice. Quanto maior o passo, mais velocidade o aeromodelo terá, porém menos força de tração. Hélices com passo menor fornecem mais força de tração para subidas e voos acrobáticos.
Diâmetro
Hélices com maior diâmetro geralmente fornecem mais força de tração, adequadas para modelos maiores e mais pesados.
Quando você tiver uma hélice 10x6 por exemplo, entenda que a hélice tem 10 polegadas de diâmetro e 6 é a distância que a hélice "avança" em uma rotação completa, também em polegadas.
Partes da hélice
As pás das hélices têm um perfil aerodinâmico semelhante ao da asa do avião, não atoa você poderá ouvir a definição de "asas rotatórias". Cada pá é dividida em estações para facilitar a identificação dos perfis e ângulos das pás. Uma delas é adotada como "estação de referência" pelo fabricante e é nela que a ferramenta de medição deve aferir o seu “passo”.
O passo e o diâmetro de uma hélice, como já falamos é determinante para o desempenho de todo o conjunto, seja do motor ao comportamento aerodinâmico do avião. Pense não só na sua capacidade de tração, mas também na sintonia que ele deve ter mecanicamente com o propulsor escolhido e com toda a fuselagem do aeromodelo, pelo turbilhão formado em torno dele.
Claro que em conjunto com o passo, tamanhos diferentes de hélices terão efeitos diferentes sobre o comportamento do avião. Você vai notar aviões totalmente diferentes, com capacidades de manobras 3D e outros com extrema velocidade, mas fica por enquanto a dica, domine os conceitos de hélices e você conseguirá acelerar bastante seu aprendizado no mundo dos aviões RC.
Elegendo um Setup adequado
Mudar uma hélice é uma decisão muito importante que pode mudar drasticamente o comportamento do seu avião, tornando-o mais dócil ou mais agressivo, exigindo uma série de outros ajustes aerodinâmicos. Por isso, recomendo sempre recorrer ao setup sugerido no manual do modelo e do motor, pois estes foram exaustivamente testados para serem lançados, de forma que todos possamos evitar prejuízos desnecessários.
Tabelas de Hélices
Motores Glow
Tabela de Hélices
Motores Gasolina
Como eleger o setup ideal?
Antes de tudo, tenha certeza que o seu motor é o indicado para o seu aeromodelo, isso é básico e vai estar no manual do aeromodelo.
Se você não conseguir o manual, busque por semelhantes com a mesma envergadura (tamanho da asa). Nos bons manuais você encontrará não só o motor, mas também a hélice indicada para o modelo.
Para saber qual a hélice mais indicada para o seu conjunto pesquise qual é a faixa de hélices (Diâmetro e Passo) suportada pelo seu motor. Recorra primeiramente ao manual ou ao site do motor, mas se não conseguir tais informações junto aos fabricantes, estas tabelas são o referencial para apoiá-lo nessa decisão.
Por último, lembre dos conceitos básicos de sustentação e velocidade, privilegiando o que for mais o seu objetivo no conjunto.
Cuidados e Segurança
As hélices merecem cuidados especiais para que não comprometam o desempenho do conjunto, e não devem ser usadas avariadas ou remendadas pois constituem um perigo extremo para todos os expostos a ela.
As hélices mais modernas já vêm balanceadas de fábrica, mas é sempre prudente conferir, principalmente quando for revisar seu conjunto propulsor após uma temporada. Procure ter um balanceador de hélices, por mais simples que seja é um item muito importante e habitualmente negligenciado.
Forças que incidem sobre a hélice
São várias as forças incidentes sobre uma hélice em operação, portanto este é um componente que sofre estresse constante e, portanto, deve ser alvo de conferências periódicas para segurança de todos.
Pense no básico de sua operação, nunca fique - e não deixe que ninguém fique - na linha centrifuga de uma hélice em alta rotação, pois isto é uma exposição desnecessária, embora seja extremamente comum presenciarmos este comportamento em campo!
Para fecharmos os conceitos básicos lembre-se sempre que é na hélice que o vetor de tração se manifestará, portanto ela é um componente primordial para o sucesso do voo e merece mais atenção do que normalmente recebe. Por isso, convido você a aprofundar um pouco mais, assim que estiver familiarizado com o básico, nos conceitos da sua aerodinâmica na Biblioteca Avançada, ok?