Eu sempre uso essa tabela. Compartilho aqui para facilitar a combinação das cores do Monokote com as pinturas dos acessórios do seu kit!
Não Use WD-40 no seu equipamento
O Perigo do WD-40 em Circuitos Eletrônicos
O WD-40 é um desengripante multiuso amplamente conhecido entre profissionais e hobbistas. No entanto, seu uso pode causar sérios problemas, especialmente entre aeromodelistas e usuários de sistemas com circuitos eletrônicos modernos, que frequentemente utilizam componentes SMD nas placas.
Significado de WD-40:
Water Displacement 40th attempt (dispersor de água na 40ª tentativa).
Mitos sobre o Produto
Embora a embalagem afirme que o WD-40 não é condutor de eletricidade, essa informação não deve ser considerada segura, especialmente em circuitos eletrônicos modernos, como receptores e servos de RC. A aplicação do produto em placas eletrônicas pode resultar em danos irreversíveis. Para aeromodelistas e hobbistas, é crucial evitar o uso de WD-40 em circuitos. Se um receptor ou servo cair na água, siga estas etapas:
Remova o dispositivo da caixa e coloque-o a secar ao sol por algumas horas.
Se não for possível secar ao sol, utilize um secador de cabelo em baixa temperatura.
Após a secagem, faça uma limpeza com um pincel e álcool isopropílico. Deixe o álcool evaporar antes de montar o equipamento novamente.
Cuidados em Caso de Queda no Mar
Se o dispositivo cair no mar, lave as placas com um pincel molhado em água doce para remover o sal, e em seguida, siga o procedimento de secagem e limpeza mencionado acima.
Conclusão
Esteja sempre atento aos produtos que utiliza em seus circuitos eletrônicos. O WD-40 pode parecer uma solução prática, mas os riscos superam os benefícios. Proteja seus equipamentos e evite o uso indevido!
Sistema de Identificação
Em rádios 72MHz a Futaba implementou um segundo sistema de identificação para seus receptores, então classificados como LOW Band e HI Band. Essa mudança visa oferecer maior versatilidade em relação aos canais nos quais os receptores podem operar.
Como Funciona?
Anteriormente, os receptores eram ajustados para um canal específico de acordo com o cristal utilizado. Se um aeromodelista desejasse mudar a frequência do rádio, era necessário enviar o equipamento à assistência técnica para recalibração. A Futaba recomendava que as trocas de canal sem calibração só podiam ser feitas quando o novo canal estivesse a 2 canais acima ou abaixo do canal original do receptor.
Exemplo:
Um receptor equipado com o cristal do canal 20 poderia operar nos canais 18, 19, 21 ou 22 apenas trocando o cristal.
O Atual Sistema
No novo sistema, a faixa de canais (11 a 60) foi dividida em duas partes:
LOW BAND: Canais de 11 a 35
HI BAND: Canais de 36 a 60
Os receptores são calibrados para o canal central dessas duas sub-faixas. Por exemplo:
Um receptor marcado como LOW BAND ajustado para o canal 22 pode funcionar com qualquer cristal de 11 a 35.
Um receptor HI BAND ajustado para o canal 47 pode operar em qualquer canal de 36 a 60.
Identificação do Receptor
Se o receptor não tiver indicação externa se é HI BAND ou LOW BAND, retire o cristal e verifique internamente:
Marca VERMELHA: HI BAND
Sem marca: LOW BAND
Diretrizes para Troca de Canal
Se você deseja trocar o canal de um receptor Futaba, siga estas orientações:
Receptor NOVO:
HI BAND: Utilize qualquer cristal entre os canais 36 e 60.
LOW BAND: Utilize qualquer cristal entre os canais 11 e 35.
Receptor ANTIGO:
Retire o cristal e verifique a marca (vermelha ou não) para determinar se é HI ou LOW, e siga os critérios acima.
Mudança de Banda:
Se precisar trocar de uma banda para outra, o receptor deverá ser recalibrado.
Observações Importantes
As informações sobre a identificação da banda do receptor foram retiradas do site da Futaba. Link para o site.
Existe uma certa confusão sobre os receptores antigos e suas calibrações. A marca vermelha indica que os receptores antigos já eram calibrados em duas bandas. No entanto, a afirmação de que os receptores AGORA estão sendo calibrados para o centro de cada sub-banda sugere que os modelos antigos não eram calibrados dessa forma. Isso levanta a questão: por que a marca vermelha existe? Foram sempre recalibrados dessa maneira? E por que a recomendação de troca de cristais só poderia ser feita em canais específicos?
Conclusão
Fique atento às diretrizes e informações sobre os receptores Futaba para garantir um funcionamento seguro e eficiente dos seus equipamentos.
Ótimos voos!