DICAS DE AEROMODELISMO
Tabelas Pol/mm
Tabela Pol mm.jfif
 
Tabelas fração/decimal/mm
mm para pol.png
 
Hélices para motores glow
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Pinturas

Eu sempre uso essa tabela. Compartilho aqui para facilitar a combinação das cores do Monokote com as pinturas dos acessórios do seu kit!

Tinta para Monokote.jpg
Carburador glow 
Carburador.JPG
 
Voltagem, Corrente e Resistência
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Tabela de Frequências FM 72MHz
Tabela de frequencias.JPG
Planilha FRED HV.jfif
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Não Use WD-40 no seu equipamento

O Perigo do WD-40 em Circuitos Eletrônicos

 

O WD-40 é um desengripante multiuso amplamente conhecido entre profissionais e hobbistas. No entanto, seu uso pode causar sérios problemas, especialmente entre aeromodelistas e usuários de sistemas com circuitos eletrônicos modernos, que frequentemente utilizam componentes SMD nas placas.

 

Significado de WD-40:
Water Displacement 40th attempt (dispersor de água na 40ª tentativa).

 

Mitos sobre o Produto

Embora a embalagem afirme que o WD-40 não é condutor de eletricidade, essa informação não deve ser considerada segura, especialmente em circuitos eletrônicos modernos, como receptores e servos de RC. A aplicação do produto em placas eletrônicas pode resultar em danos irreversíveis. Para aeromodelistas e hobbistas, é crucial evitar o uso de WD-40 em circuitos. Se um receptor ou servo cair na água, siga estas etapas:  

Remova o dispositivo da caixa e coloque-o a secar ao sol por algumas horas.

Se não for possível secar ao sol, utilize um secador de cabelo em baixa temperatura.

 

Após a secagem, faça uma limpeza com um pincel e álcool isopropílico. Deixe o álcool evaporar antes de montar o equipamento novamente.

 

Cuidados em Caso de Queda no Mar

Se o dispositivo cair no mar, lave as placas com um pincel molhado em água doce para remover o sal, e em seguida, siga o procedimento de secagem e limpeza mencionado acima.

 

Conclusão

Esteja sempre atento aos produtos que utiliza em seus circuitos eletrônicos. O WD-40 pode parecer uma solução prática, mas os riscos superam os benefícios. Proteja seus equipamentos e evite o uso indevido!

 

Receptores Futaba FM

 

Sistema de Identificação

 

Em rádios 72MHz a Futaba implementou um segundo sistema de identificação para seus receptores, então classificados como LOW Band e HI Band. Essa mudança visa oferecer maior versatilidade em relação aos canais nos quais os receptores podem operar.

 

Como Funciona?

Anteriormente, os receptores eram ajustados para um canal específico de acordo com o cristal utilizado. Se um aeromodelista desejasse mudar a frequência do rádio, era necessário enviar o equipamento à assistência técnica para recalibração. A Futaba recomendava que as trocas de canal sem calibração só podiam ser feitas quando o novo canal estivesse a 2 canais acima ou abaixo do canal original do receptor.

 

Exemplo:
Um receptor equipado com o cristal do canal 20 poderia operar nos canais 18, 19, 21 ou 22 apenas trocando o cristal.

 

O Atual Sistema

No novo sistema, a faixa de canais (11 a 60) foi dividida em duas partes:

LOW BAND: Canais de 11 a 35

HI BAND: Canais de 36 a 60

Os receptores são calibrados para o canal central dessas duas sub-faixas. Por exemplo:

Um receptor marcado como LOW BAND ajustado para o canal 22 pode funcionar com qualquer cristal de 11 a 35.

Um receptor HI BAND ajustado para o canal 47 pode operar em qualquer canal de 36 a 60.

 

Identificação do Receptor

Se o receptor não tiver indicação externa se é HI BAND ou LOW BAND, retire o cristal e verifique internamente:

Marca VERMELHA: HI BAND

Sem marca: LOW BAND

 

Diretrizes para Troca de Canal

Se você deseja trocar o canal de um receptor Futaba, siga estas orientações:

 

Receptor NOVO:

HI BAND: Utilize qualquer cristal entre os canais 36 e 60.

LOW BAND: Utilize qualquer cristal entre os canais 11 e 35.

 

Receptor ANTIGO:

Retire o cristal e verifique a marca (vermelha ou não) para determinar se é HI ou LOW, e siga os critérios acima.

Mudança de Banda:

Se precisar trocar de uma banda para outra, o receptor deverá ser recalibrado.

 

Observações Importantes

As informações sobre a identificação da banda do receptor foram retiradas do site da Futaba. Link para o site.

Existe uma certa confusão sobre os receptores antigos e suas calibrações. A marca vermelha indica que os receptores antigos já eram calibrados em duas bandas. No entanto, a afirmação de que os receptores AGORA estão sendo calibrados para o centro de cada sub-banda sugere que os modelos antigos não eram calibrados dessa forma. Isso levanta a questão: por que a marca vermelha existe? Foram sempre recalibrados dessa maneira? E por que a recomendação de troca de cristais só poderia ser feita em canais específicos?

 

Conclusão

Fique atento às diretrizes e informações sobre os receptores Futaba para garantir um funcionamento seguro e eficiente dos seus equipamentos.

 

Ótimos voos!