MOTORES COMBUSTÃO INTERNA
Bem vindo à categoria dos motores à combustão!

 

Os motores à combustão são responsáveis pelo ingresso de muitos apaixonados no hobby. O desafio de dominar a máquina e tirar delas o melhor desempenho faz dessa categoria uma das mais empolgantes. Bora então, vamos entrar juntos nesse mundo!

 

Um exemplo de motor à combustão

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A OS MAX é uma tradicional fábrica Japonesa de motores que nos tempos aureos fez história com seus exemplares Made in Japan. Atualmente ainda tem ótimos motores como o OS 46AX que está entre mais usados para ingresso no Aeromodelismo de Aviões RC à Combustão, fabricado na China desde 2013.

 

TIPOS DE MOTORES

 

No aeromodelismo temos alguns tipos bem diferentes de motores à combustão interna que vão dos antigos Diesel da decadas de 40 e 50, aos Glow que estão cada vez mais escasseando frente a evolução dos seus irmãos maiores à Gasolina, mas seguem firmes com legiões de apaixonados. 

 

A combustão temos também são as turbinas que equipam a modalidade dos Jatos, mas estas são um capítulo específico, não é a nossa praia na Hangar Vintage (aviso que pra fazer bem feito nessa modalidade fica bem caro), mas podemos falar depois sobre as primeiras versões de turbinas na Biblioteca avançada. 

Os motores a gasolina vem crescendo muito em número de adeptos devido a alguns fatores como a popularização de marcas chinesas que alcançaram ótima qualidade, bem próximas aos antigos inacessiveis DA, 3W e outros que ainda possuem valores bem elevados.

 

Ao comparar às marcas de primeira linha nota-se a diferença de acabamento, mas como tudo que consumimos, a "chinalização" introduziu os conceitos da obsolescência programada em substituição à qualidade total, baixando preços em níveis que a grande maioria de nós é forçada a estar sempre atentos às relações de custo versus benefício de todas as marcas do Mercado. Uma opção nacional é a ALM Engines, que possui variedade, qualidade e principalmente a assistência técnica acessível. 

 

Uma limitação que ainda vejo para os motores à Gasolina na disputa pela faixa dos aeromodelos de menor porte é o peso desses motores que, ao entrar na faixa abaixo de 1,60m de envergadura, os motores Glow .40, .45, .52 dominam com melhor desempenho. Portanto, ao iniciar no hobby, dificilmente se começa com um motor a Gasolina, mas sim com motores Elétricos ou até Glow.

 

MOTORES GASOLINA

Motores ALM 

Brasileiros

Motores DA Desert Aircraft Americano e 3W Alemão

MOTORES GLOW

Os motores Glow (Metanol) ainda são bastante populares, embora os elétricos tenham ganhado um grande público por todos os cantos do país e ainda que muitos adeptos do Glow tenham migrado para os Gasolina.

 

Reconhecido por ter serem os mais divertidos, quando bem operados, são insuperáveis na performance. Como bônus o aeromodelista leva o som mais empolgante dentre todas as modalidades, tornando a pilotagem muito mais emocionante que as demais. Claro que nesse momento da leitura alguns aeromodelistas vão tomar partido de outros de acordo com suas preferências pessoais, mas ninguem que já teve e pilotou um bom aeromodelo da modalidade negará que o Glow é o motor que mais entrega em emoção. 

 

Existem alguns desafios que muitas vezes se tornam impeditivos e trazem até traumas para muitos entrantes no hobby, mas estamos aqui para fazer com que todos provem de todas as modalidades e possam opinar com propriedade ao final, sem sonegação de informações, tentando ser o mais didático possivel na aquisição, manutenção, regulagem e tudo que se precisa saber sobre os motores Glow.

Motores Glow 2T

Motores Glow 4T

Bicilindricos, Multicilindros, Radiais e Wankel

 

MOTORES DIESEL

Os motores à Diesel foram a tecnologia principal do aeromodelismo nos anos de 1946 à 1955. Era um período onde os propulsores à Gasolina eram tradicionais há décadas e onde posteriormente os Glow sugiram. Ainda hoje temos marcas de motores de alta performance Diesel, voltados para um público bastante restrito 

Os motores à Diesel não possuem velas, mas sim um regulador de pressão no cabeçote.

 

Os temas que você pode acessar à partir dessa página, juntamente com os conceitos da Biblioteca avançada, são bastante amplos, portanto  não se assuste com o volume de informações mais técnicas que virão, muitas vezes você poderá acessar esta literatura para relembrar e alinhar tranquilamente seu aeromodelo.

 

 

Ótimos voos!