Também conhecida como Glow Plug, a vela incandecente do motor Glow é um item do conjunto propulsor que merece bastante atenção. Elas são responsáveis por manter a explosão do combustível na câmara de combustão de forma autonoma, logo após o momento em que o motor liga e ela deixa de ser alimentada por qualquer fonte externa. Mais a frente vamos detalhar esse fenômeno na Biblioteca avançada.
Neste momento, precisamos inicialmente saber que o melhor desempenho do seu motor depende da escolha da vela de incandescência correta. A escolha da vela de incandescência correta, por outro lado, depende de vários fatores diferentes, incluindo. o tipo de motor que você usa, a mistura ar-combustível, a porcentagem de nitro e até mesmo a temperatura do ar. Além disso, sua escolha de vela deve mudar conforme as condições mudam.
Manter uma variedade de velas de incandescência à mão ajudará você a ajustar o calor da faísca e aproveitar o máximo desempenho em todas as condições. Como regra geral, velas quentes fornecem melhor marcha lenta, e aceleração do que velas frias. Velas frias produzirão mais potência, mas podem ser mais difíceis de ajustar.
Aplicação das velas OS e similares
Um fator importante de se lembrar com relação às velas é que hoje existem falsificações muito bem feitas, principalmente das velas mais comerciais como as OS, e que muitos podem passar despercebidas na compra, até o seu uso e constatação de uma péssima durabilidade. Estas velas costumam custar a metade do preço de uma original e são objeto de alerta até pela própria OS. Fique atento, consulte o link e saia dessa furada.
Outro fator importante de se lembrar ao iniciante é a importância da instalação correta da vela, de forma manual inicalmente e somente depois usar a chave de velas, para não estragar a rosca do cabeçote do motor, o que é extremamente comum. da mesma forma, sempre utilizar um anel de cobre, limpo, para que este garanta da vedação e consequente compressão. Não é necessário colocar extrema força, pois esta vai espanar a rosca, basta chegar ao final do curso e quando encontrar resistência, firmar o giro até que ele fique firme.
Glow plugs igniters (ou NI-Starters) embarcados são muito práticos e facilitam a vida do aeromodelista, mas merecem atenção redobrada para que sejam utilizados da forma correta. Caso sejam parametrizados para uso intermitente, podem causar superaquecimento, queima da vela, descarga acima do esperado da bateria, o que não é o objetivo desse equipamento. Ele deve fornecer a energia para que o motor ligue e adicionalmente mantenha a marcha lenta. Ele é acionado abaixo de um percentual de aceleração, por exemplo 10%, quando ele ativa para garantir a constância da marcha lenta, de forma redundante ao que uma boa vela já faz. O equipamento é muito bom, mas fique atento ao manual de instrução.
Parabéns, você já tem bastante conhecimento sobre velas Glow. Se você quer conhecer mais sobre o tema e aprofundar nas particularidades dos equipamentos, avalie se um membro da área restrita e tenha acesso à Biblioteca avançada de aeromodelismo!
Uma reflexão controversa sobre as velas
Para os que acham que vela acesa está ok e só descarta quando rompe o filamento, recomendo ler a matéria da Model Aviation de Julho de 1987 deste link, para reflexão, inclusive dos veteranos.
“Ela brilha muito bem quando a bateria está conectada, mas aquele motor antes feliz não continua mais funcionando. Se você realmente quer saber por que aquela vela de incandescência desgastada (não queimada) não funciona mais, você terá que dar uma olhada bem de perto. Usando um microscópio eletrônico, foi exatamente isso que nosso autor fez.”
Ótimos voos!