ÓLEOS, ADITIVOS E BLENDS
Óleos aplicados em combustíveis Glow

 

A temperatura de queima do óleo de rícino e de óleos dois tempos sintéticos varia bastante e é um fator crucial para a performance em motores de combustão interna de motores dois tempos. Embora as opções sejam poucas, é necessário estudar suas vantagens e desvantagens para explorar suas melhores características.

 

 

Óleo de Rícino

 

O óleo de rícino é um óleo vegetal que se destaca por sua alta temperatura de queima, geralmente em torno de 300°C a 350°C. É amplamente utilizado em aplicações de competição e em motores de modelos de controle remoto, devido às suas propriedades de lubrificação superiores e à capacidade de resistir à oxidação.

 

 

Óleos Dois Tempos Sintéticos

 

Os óleos sintéticos para motores dois tempos, como os da marca Motul (Ex: Motul 710), Castrol (Ex: Castrol Power 1), e Shell (Ex: Shell Advance), possuem temperaturas de queima mais variadas, geralmente entre 200°C e 250°C. Esses óleos são formulados para combustão mais eficiente e menor emissão de fumaça, o que é essencial para o desempenho e a durabilidade do motor.

 

 

Aditivos e Componentes

 

Os aditivos nos óleos sintéticos incluem:

 

Detergentes: Para manter o motor limpo, prevenindo a formação de depósitos.

Dispersantes: Para ajudar a suspender partículas e evitar a formação de sludge(*).

Aditivos antidesgaste: Para reduzir o atrito entre as peças móveis do motor.

 

Sludge é um termo que se refere a uma mistura de resíduos e contaminantes que se acumulam no interior do motor (borra). Essa substância pode ser formada por óleos degradados, sujeira e partículas metálicas, comprometendo a lubrificação e a eficiência do motor.

 

 

 

Comparação e Considerações

 

Enquanto o óleo de rícino é valorizado pela sua lubrificação robusta e resistência ao calor, os óleos sintéticos proporcionam maior eficiência na queima e menos resíduos, sendo mais adequados para o uso em motores modernos. A escolha entre eles depende do tipo de aplicação, exigências de desempenho e características específicas do motor. A inclusão de aditivos nos óleos sintéticos, em particular, melhora a proteção do motor e a eficiência da combustão, tornando-os uma opção mais popular em diversos contextos de uso, principalmente fora do aeromodelismo.

 

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O Blend entre Óleos

 

Fazer um blend entre óleo de rícino e óleo sintético pode trazer o melhor dos dois mundos, combinando a excelente lubrificação do rícino com a eficiência e a limpeza dos sintéticos. Para criar um blend eficaz, recomenda-se:

 

Proporção: Começar com uma proporção de 50/50 e testar. Isso pode ser ajustado com base nas características do motor e na aplicação.

 

Mistura: Misturar os óleos em um recipiente limpo e adequado, garantindo que estejam completamente integrados antes de juntar ao metanol e nitrometano.

 

 

Aditivos para melhorar o Blend

 

Para otimizar o desempenho do blend de óleos, você pode adicionar os seguintes tipos de aditivos:

 

Aditivos de limpeza (princípio ativo: detergentes e solventes): Como o Bardahl Clean, adicionar cerca de 5% do volume total do blend.

 

Aditivos anti-desgaste (princípio ativo: dissulfeto de molibdênio - MoS2): Como o Liqui Moly MoS2, adicionar cerca de 3% do volume total do blend.

Essas proporções são um ponto de partida, considerando um blend 50/50 e podem ser ajustadas com base em testes práticos e na resposta do motor.

É importante sempre verificar a compatibilidade dos aditivos com os óleos utilizados, adicionando aditivos proporcionais ao volume de óleo de rícino.

 

 

Vantagens de óleos com temperatura de queima mais alta

 

Um lubrificante com temperatura de queima mais alta oferece diversas vantagens.

Primeiramente, ele pode resistir a temperaturas extremas dentro do motor, reduzindo a probabilidade de degradação e oxidação. Isso significa que o lubrificante manterá suas propriedades de lubrificação por mais tempo, resultando em uma proteção mais eficaz contra o desgaste e a corrosão das peças. Além disso, a maior resistência à queima pode levar a menos resíduos e depósitos no motor, contribuindo para uma maior eficiência operacional e uma vida útil prolongada do equipamento.

 

Em motores Glow que operam em temperaturas mais frias, um lubrificante com temperatura de queima mais alta pode ajudar a otimizar a combustão, permitindo que o motor funcione de forma mais eficiente. Isso se traduz em um ganho de potência, pois o combustível queima de maneira mais completa

 

Outro fator que a temperatura mais baixa melhora é a taxa de compressão. Em motores com camisas cônicas, a dilatação excessiva pelo superaquecimento do conjunto gera a perda de compressão (típica de motores que não mantém a alta aceleração), gerando consequentemente a sua fadiga prematura.

 

Tabela Glow HV.JPG

Recordando a fórmula que compartilhei anteriormente, veja que o Blend que faço é de 10 Partes de Óleo de Rícino para 9 Partes de Óleo Sintético. Não uso aditivos, não é necessário, mas pode ser uma boa iniciativa.

 
Ótimos voos!

 

Frederico Diniz