REGULAGEM MOTORES GLOW 2T

 

 

Preparação

 

Uma premissa para regulagens de motores Glow é que o MANUAL do seu motor é a sua principal referência!

 

Vou revelar alguns motivos para que você assuma definitivamente essa premissa: Existem manuais que instruem, para regulagem, partir de uma abertura da agulha de alta em 1,5 voltas, outros em 4 voltas! Além disso, nele estão as instruções de velas, hélices e combustível adequados ao seu motor em específico.

 

Então vamos combinar que, tudo que tratarmos aqui, são conceitos gerais e médios, portanto são dicas para agregar conhecimentos. Além disso, pesquisando manuais, constatei que muitas informações básicas importantes infelizmente não estão lá, então, dada a variedade de equipamentos, aqui prefiro pecar pelo excesso de detalhamentos.

 

Nesse tema, ter persistência e atenção em boas leituras é essencial. Portanto, vamos em frente!

 

Instalação correta do motor
Alinhamento do Tanque.JPG
Uso correto da mufla

O escape ou mufla, tem um papel duplo. além de reduzir o ruido, ele pressuriza o tanque para que haja a injeção de combustível no carburador em motores glow que não possuem bombas. Portanto, já temos um ponto de atenção que muitas vezes é responável pelo mal funcionamento de motores onde "experts" retiram o abafador para "ganhar mais potência.

 

Nesse caso a marcha lenta já será prejudicada. 

 

Abafador.JPG
 
Manipulação do motor
Motores ABC e ABL dilatação.JPG

 

Não gire o motor repetidamente forçando o giro sem necessidade. O atrito a frio pode desgastar prematuramente a camisa e pistão que podem não estar devidamente lubrificados e dilatados e inclusive estarem sujos sem que você perceba. Para girar um motor, é recomendado primeiramente "puxar o combustível", tampando o venturi do carburador e, ai sim, fazer com que ele lubrifique o sistema para iniciar o procedimento de funcionamento.

 

Referências e marcações
Agulhas.JPG

 

Antes de qualquer procedimento, se já não tiver alguma referência, uma boa prática é fazer uma marcação visível na agulha de alta, pois ela é muito importante para evitar confusões.

 

Certifique que a trava da agulha está inteira e ok, para que os ajustes sejam possíveis e permaneçam assim.

 

Velas corretas e ok
Vela teste.JPG

 

Velas danificadas são um dos principais motivos do mal funcionamento, além de velas falsas e da tentativa de usar velas diferentes da recomendada pelo manual. 

 

O uso de anéis de bronze é essencial para garantir a boa compressão! Caso haja algum vazamento na rosca da vela, descubra usando um pouco de sabão ou combustível. 

 

Da mesma forma, a conferência do aperto dos parafusos e suas juntas é um ponto muito importante.

 

Ajuste estático rápido

 

Se o seu carburador está regulado de fábrica, procure não mexer nas agulhas mais que ¼ de volta e vá para testes dinâmicos.

 

Se o seu carburador foi desmontado, ou perdeu as referências, será necessário ligar o motor e testar primeiramente se foi mantido um bom ajuste anterior da macha lenta, regulando somente a alta. Se não foi, comece do zero, faça a regulagem média padrão (motores .40):

 

Com o venturi fechado, feche a agulha de lenta até o final, sem forçar, abra exata 1,5 volta.

 

Com o venturi ainda fechado, feche a agulha de alta até o final, sem forçar, e abra 2,0 voltas.

 

Obs: Quanto maior for o motor, abra mais as agulhas. Para melhor referência, devido ao maior consumo, um motor Glow 120 pode abrir 4 voltas na alta.

 

 

Detalhando o ajuste da alta

 

Essa parte é simples! Ligue o motor em marcha lenta, passe à média rotação e deixe o motor AQUECER até a temperatura de operação.

 

Com a agulha na posição padrão de 2,0 voltas (se o motor for maior que .90, abra 3 voltas ou mais), vá fechando e buscando a aceleração máxima. Ao sentir que a rotação começa a cair, volte ao ponto de maior giro. Volte três cliques na agulha e passe à regulagem da marcha lenta.

 

 

O ajuste da marcha lenta

 

Algumas vezes vejo confusões com relação ao abrir ou fechar, num impasse sem fim. Atente que a única relação que um carburador regula é a quantidade de ar e combustível, sendo essencial que antes de qualquer iniciativa, você entenda qual a função da agulha que vc estará ajustando!

 

PRIMEIRO, identifique como o seu carburador regula a marcha lenta... porque são duas possibilidades:

 

Na maioria das agulhas, se vc abrir ela vai aumentar a entrada de combustível (enriquecendo a mistura - motores Thunder Tiger 46, OS 46 FX/AX, Webras, por exemplo).

 

Tem outros tipos de agulha que se vc abrir ela vai aumentar a entrada de ar (Tunder Tiger GP42 ou a série LA da OS, por exemplo). O manual do OS40/46LA sequer menciona como regular a agulha de entrada de ar, dada a simplicidade desse carburador, portanto a recomendação é básica, ajuste a ponta do parafuso no centro exato do orificio e certifique que ele sempre esteja desobstruído.

 

Carburador OS 40 LA.JPG

Neste tipo de carburador quando você fechar o parafuso, pense que estará diminuindo a entrada de ar no orificio frontal. Parta sempre do ponto onde você vê a ponta do parafuso dividindo o orifício ao meio! Regule atento à reação do motor, fazendo ele funcionar com som de 4T estável.
 

Carburado OS 46 AX.jpg

Neste tipo de carburador, quando você fechar o parafuso de marcha lenta, pense que estará diminuindo a entrada de combustível, pois a agulha vai fechando a passagem de combustível, portanto desacelerando. vamos ver as vistas explodidas para perceber melhor mais à frente.

Reforçando o conceito básico!

 

Para carburadores onde o parafuso da lenta está no centro do tambor do acelerador, feche o venturi deixando uma fresta de aproximadamente 1mm para a entrada de ar. 

 

Para carburadores com entrada de ar frontal (independente do venturi e regulado por parafuso lateral), posicione o parafuso até que sua ponta esteja dividindo visualmente a entrada de ar exatamente ao meio.

 

Fique sempre atrás da hélice e em ambos os casos, usando o ouvido, regule a marcha lenta girando agulha de lenta para buscar o som de 4T, estabilizando o giro mínimo e seguro como descrito nas figuras. 

 

 

O que posso esperar do meu carburador?

 

Atente-se que, as agulhas depois de reguladas ficarão inertes e o carburador fará os comandos de acelerar ou desacelerar pelo aumento ou diminuição SOMENTE da passagem de ar, fazendo com que uma abertura proporcional do venturi promova em fração de segundos a pressurização do tanque (o venturi é um aspirador potente de ar), que aumenta ou diminui o fornecimento de combustível e a pulverização da mistura mais rica ou mais pobre.

 

 

Testando e refinando

 

Em marcha lenta, teste a aceleração “de soco” e se houver comportamento anormal:

 

 

REAÇÃO 1

 

Caso o motor engasgue e demore a acelerar... ele está “mistura rica”,

 

Feche a lenta 1/8 de volta diminuído o fornecimento de combustível; teste. Se não ok...

Feche a alta 1/8 de volta diminuído o fornecimento de combustível.

Repita o teste e refaça o fluxo regulagem da alta/lenta no mínimo 3 vezes, pois uma altera o padrão da outra quando é aplicado o refinamento.

 

REAÇÃO 2

 

Se ele apagar aparentando falta, ele está “mistura pobre”,

 

Abra a lenta 1/8 de volta a agulha de lenta; teste. Se não ok...

Abra a alta em um oitavo de volta.

Repita o teste e refaça o fluxo regulagem da alta/lenta no mínimo 3 vezes, pois uma altera o padrão da outra quando é aplicado o refinamento.        

 

 

 O Teste dinâmico final (volte na alta para refinar!)

 

Lembra que eu falei que uma agulha influencia na outra?

 

Então acelere o motor totalmente e coloque a 90 graus, se ele acelera levemente está Ok. Se ele diminui ou até morre, é necessário abrir a agulha de alta para aumentar o fluxo de alimentação nesse regime. Portanto, é hora de rever toda a regulagem do início, abrindo a alta e regulando novamente a lenta.

 

Se após abertura da agulha não houver uma reação positiva, será necessário revisar o sistema de pressurização, principalmente se ele acelera ou afoga ao inclinar para baixo.

 

Todos os procedimentos pressupõem que o motor esteja em boas condições mecânicas, portanto é bom se atentar para um check-list de itens importantes, como juntas e o-ring, vela, Spinner e hélice adequada e balanceada, combustível, além de rolamentos e compressão adequados.

 
MANUAL WEBRA 
 * EXEMPLO *

 

Manual original de carburadores Webra

 

A regulagem da marcha lenta fica mais fácil quando visualizamos o projeto e assimilamos como o mecanismo precisa atuar. Por isso e ratificando o que comentei no início, pode ser muito complicado e improdutivo tentar operar um equipamento sem ler seu manual, dadas as variações de projetos de carburadores disponíveis. Anexei aqui o manual dos Webra para exemplificar.

 

Verifique as figuras atentando para a posição das agulhas e fluxo de combustível (a tradução comentada do manual está na sequência).

 

Note que a agulha de alta trabalha "contra" a agulha de lenta, de forma que esta aponta para o centro da saída de combustível como primeira figura. Ou como no segundo modelo, dentro do tubo spraybar, onde este é pulverizado por um orifício.

 

Quando você move o braço do acelerador, a agulha da lenta se posiciona com altíssima precisão no centro desse furo (projeto do Promix), ou à frente do spraybar (projeto do TN), proporcionando uma mínima alimentação de combustível, uma vez que o tambor também estará proporcionando o mínimo de passagem de ar pelo venturi. 

 

RX Webra carb 1.JPG
Webra carb 2.JPG

Obs.: Se o batente do tambor não estiver regulado para deixar uma passagem de ar de 1mm, quando ele estiver fechado totalmente, o combustível também será totalmente fechado, daí já seria um exemplo da função do "mata motor", que pode ser configurada através dos rádios (não disponível nos mais antigos que usavam o trimmer para isso).

 

A seguir, a tradução comentada do manual dos carburadores Webra. Repare que o método de regulagem passa por outros caminhos para atingir um mesmo resultado: 

 

Tradução comentada

* Comentários em azul

 

Carburador


A função do carburador é produzir a mistura correta de combustível/ar para o motor. O ar sugado pelo motor é misturado com combustível no carburador por meio de um bico (spraybar). A quantidade correta é determinada por uma agulha de bico ajustável. Se o carburador também for usado para tornar a potência ou a velocidade do motor ajustável, ele precisa de um slide de acelerador de ar. Para obter a mistura correta em cada posição do acelerador, o fluxo de combustível deve ser ajustado ao mesmo tempo que o acelerador. Com o carburador tipo TN Webra, a seção transversal de admissão de ar é ajustada por uma válvula de aceleração rotativa (tambor). Ao mesmo tempo, o fluxo de combustível do conjunto do bico é alterado por um deslocamento axial sobreposto usando a agulha do bico de marcha lenta para que a mistura correta seja criada em cada posição da válvula de aceleração (a agulha da lenta movimenta junto com o tambor).

 

 

Ajuste do carburador
 

Antes de dar partida em um motor novo, o carburador é ajustado grosseiramente. A agulha do jato principal deve ser aberta em aproximadamente três voltas (recomendação diferente do padrão geral). A agulha de marcha lenta é ajustada de modo que, quando o slide (nos Dynamix) do acelerador estiver quase fechado, apenas um pouco de ar ainda possa ser soprado através do slide do acelerador (ou tambor aberto 1mm nos demais modelos). O motor, instalado pronto para operação, é ligado na posição de marcha lenta (agulha de lenta perto do ponto de fechar o fluxo).

 

Marcha Lenta

 

Após um curto tempo de aquecimento, a configuração correta de marcha lenta é buscada. (Com a agulha da Lenta fechada perto do ponto de fechar o fluxo)... Ao girar (abrir) lentamente a agulha de marcha lenta, a mistura fica mais rica e o motor funciona irregularmente (embora acelerado o fluxo está limitado pela agulha de lenta). A partir desta posição, a agulha é lentamente fechada novamente, com o motor funcionando mais rápido e de forma mais constante até que finalmente pare (fornecimento foi estrangulado pela agulha de lenta). A partir desta configuração de marcha lenta muito pobre, a agulha é girada para cima (abrir) novamente em aprox. 1/2 volta e então deixada assim por enquanto (até aqui foi encontrado o ponto próximo de zero e aberta meia volta padrão de regulagem do TN). O ajuste da agulha do jato principal é realizado com a válvula do acelerador totalmente aberta.

 

Para fazer isso, a agulha do jato principal (que permanece aberta três voltas desde o início) é primeiro ligada até que o motor funcione em quatro tempos. Ao fechar lentamente a agulha, a velocidade do motor aumenta e o motor muda para operação de dois tempos. Em motores novos, o carburador é deixado nesta configuração "rica". Como todos os carburadores funcionam de acordo com o mesmo princípio, esse tipo de configuração se aplica a todos os carburadores ajustáveis. Basicamente, podemos notar que com os tipos de carburador TN, a agulha de marcha lenta tem seu alcance de ação até cerca de 3/4 da posição do acelerador, mas com os tipos de carburador PROMIX e ULTRAMIX, o alcance efetivo da agulha de marcha lenta está disponível até a faixa de aceleração máxima. No carburador DYNAMIX, a agulha de marcha lenta é substituída por um slide de combustível ranhurado que regula a faixa de marcha lenta para a faixa de aceleração máxima. Sua posição oposta ao slide do acelerador é ajustada da mesma forma que a agulha de marcha lenta nos outros carburadores, mas com o parafuso girando na direção oposta (apertar = configuração rica).

 

 

Disposição do tanque de combustível
 

Independentemente de o motor estar instalado em um modelo de aeronave, navio ou carro, é aconselhável instalar o tanque de forma que o nível de combustível quando o tanque estiver cheio corresponda à altura do conjunto do bico do carburador. Esta posição de instalação garante que o combustível não transborde e encha o motor involuntariamente quando o modelo estiver "estacionado". Além disso, é vantajoso mover o tanque o mais próximo possível do motor para garantir o melhor suprimento de combustível possível em diferentes posições de voo ou condições de aceleração.

 

 

Preste atenção
 

A escolha correta de mangueiras de combustível com a seção transversal apropriada também deve ser feita. Vibrações que são transmitidas da célula para o tanque devem ser evitadas a todo custo. Elas fazem com que o combustível espume, impossibilitando o ajuste seguro do carburador. Isso pode ser remediado por uma instalação do tanque com amortecimento de vibração, por exemplo, em borracha de espuma. Tanque de pressão Motores de alto desempenho geralmente têm um carburador com uma grande seção transversal de admissão. Eles não podem mais sugar o combustível necessário sozinhos. Para compensar essa desvantagem, o tanque é abastecido com excesso de pressão do escapamento.

Esse tipo de suprimento de combustível, é claro, só funciona se o sistema do tanque não tiver outras aberturas ou vazamentos.

Manual original Webra.jpg

Note que os manuais antigos normalmente são precários frente à complexidade do procedimento e, portanto, precisam literalmente serem estudados.

 

Particularmente, após estudar os respectivos manuais, tenho bastante sucesso com a "regulagem estática do carburador" usando a técnica de sopro (soprando com um pedaço de mangueira), pois esta, com a prática, revela precisamente o fluxo permitido pelo movimento do acelerador! Quando se tem a oportuindade de fazer a regulagem do carburador em mãos, visualizando as posições das agulhas, o ajuste fino no funcionamento fica bastante facilitado!

 

Espero ter conseguido desmistificar as regulagens de motores glow, ou no mínimo ter dado visibilidade aos que debruçaram sobre a leitura, pois isto pode trazer momentos de sucesso em campo, voando mais e suando menos sobre o equipamentos.

 

Ótimos voos!

 

Frederico M. Diniz