Os motores Glow de aeromodelismo geralmente operam em uma faixa de temperatura de 150 a 250 °C, o que é ideal para garantir a eficiência da combustão e a performance do motor.
Qualidade da Lubrificação
A lubrificação adequada é crucial para manter a temperatura sob controle. Combustíveis de boa qualidade contêm óleos que ajudam a reduzir o atrito e dissipar o calor. Lubrificantes inadequados ou em quantidade insuficiente podem causar aumento da temperatura e desgaste prematuro.
Refrigeração
Em Solo
Durante os testes em solo, o motor pode não receber a mesma ventilação que em voo. É importante permitir períodos de resfriamento entre os testes para evitar superaquecimento.
Em Voo
O fluxo de ar em voo ajuda a resfriar o motor, proporcionando um ganho de refrigeração que pode chegar a 30-50% em comparação com os testes em solo.
Na fabricação de motores Glow, a temperatura de fundição de um bloco, que geralmente é feito de alumínio, varia entre 600 e 660 °C. Essa faixa de temperatura é típica para a fundição de ligas de alumínio utilizadas em componentes de motores, permitindo uma boa combinação de resistência e leveza.
Para evitar deformações ou danos ao bloco do motor, é importante considerar que as temperaturas toleradas devem ser significativamente mais baixas. Em geral, temperaturas acima de 200 a 250 °C podem começar a comprometer a integridade estrutural do alumínio, especialmente em ligas mais finas. A maioria dos motores Glow opera em temperaturas de funcionamento de 150 a 220 °C, onde a resistência do material ainda é adequada.
Levando-se em conta que o bloco do motor é o componente mais externo, o qual se refrigera em contato com o ar, nosso foco na refrigeração interna deve ser total com tecnologias que estejam no combustível, vela e regulagem precisa, para que a fonte de calor que se origina na explosão dentro do conjunto de camisa e pistão seja otimizada ao máximo.
Com as sinalizações anteriores dos regimes ideais, note nessa coletânea de exemplos, as temperaturas toleráveis e extremas coletadas em telemetrias em alguns regimes de uso:
Motores Glow - Regime de uso x Temperatura
Fontes:
Manual do Usuário de Motores Glow - Diversos fabricantes de motores.
Model Airplane News - Artigo sobre eficiência de motores Glow.
Flying Models - Estudo sobre refrigeração em motores de aeromodelismo.
RC Modeler - Pesquisa sobre temperaturas em diferentes condições de voo.
Veja que infelizmente não temos um teste em solo em clima quente, que seria o pior dos cenários, daí, conclua o quanto nossos motores precisam dos cuidados de seus usuários no Brasil por estarem próximos das tolerâncias.
Tipo de Pilotagem
Estilos de pilotagem mais agressivos, que exigem acelerações rápidas e manobras intensas, podem levar o motor a trabalhar em temperaturas mais altas.
Exigência do Motor
Modelos mais pesados ou com alta resistência requerem mais potência, resultando em temperaturas mais altas. Manter um bom equilíbrio entre peso e potência é essencial.
Configuração do Motor
A mistura de ar e combustível, a configuração do Glow plug igniter embarcado e o tipo de vela de ignição também são fatores que influenciam na temperatura. Ajustes incorretos podem resultar em mistura muito rica ou muito pobre, afetando a sua eficiência e, consequentemente, a temperatura de funcionamento.
Considerar esses fatores é fundamental para garantir o desempenho ideal do motor e prolongar sua vida útil.
Espero que seja um tema que agregue conhecimento e que traga contribuições para a comunidade de aeromodelistas.
Ótimos voos!
Frederico Diniz